sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Escreve sobre: A teoria musical.

Desde que me entendo por gente, reluto contra a teoria musical. Não sei, é algo complicado de se contra-argumentar. Deve ser, pois quando falo de música, falo de alma e não de cabeça e argumentos são sempre racionais e frios.
A música, em toda a sua organização e desorganização de sons, nos leva por caminhos tortuosos e fluentes de alegria e tristeza, caminhos que não pensam. Claro que digo isto referindo-me a música em sua essência, não em canções ou baladas, nas quais a letra é de suma importância. Pensando assim, digo que a música que nos toca o íntimo, e nos transporta para o mundo do "sentir", não pode ser tão bruscamente trazida de volta por conta de definições e regras.
Eu quero que a harmonia se exploda! Não quero saber de "posso" ou não "posso", de acordes proibidos, de quinta justa e terça maior. Não entendo essa nessecidade de "matematizar" a música, de transformar o coração em máquina.
Uma das únicas vantagens da teoria musical, é a de atemporalizar as composições, de ser meramente um registro. O resto fazemos nós, e a matemática que vá para o Arquimedes que pariu!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não sei nada de teoria musical.. Fico com minhas precárias tentativas de alguma coisa no violão... Enfim

Quanto aos filmes de terror, eu desisto... Não encontro nada bom. Hoje vi O albergue e odiei. (Alguma recomendação?)

E a música é dos Engenheiros do Hawaii - 10000 destinos

sexta-feira, fevereiro 02, 2007 9:43:00 PM  

Postar um comentário

<< Home